terça-feira, 31 de março de 2009

Seu desejo é uma ordem, Timmy! Varinhas, coroinhas e asinhas







Categoria: Desenhos
O que fazer quando você precisa guardar um segredo muito grande e escondê-lo de todos? Amigos e família? É por esse desafio que passa Timmy Turner, um garoto de dez anos, no desenho Os padrinhos mágicos (The fairy godparents). Ele tem de esconder de seus amigos, Chester e A.J., e de seus pais que ele tem dois padrinhos mágicos, Cosmo e Wanda, que são fadas realizadoras de desejos, porém totalmente atrapalhadas: Wanda é resmungona e quase sempre está de mau humor; e Cosmo é um idiota que nunca deixa de ser engraçado. Os dois realizam muitas trapalhadas juntos.
E além de fazer desejos (que sempre dão errado) e esconder os padrinhos dos pais, Timmy ainda tem de aguentar a chata da sua babá do mal (isso mesmo, do mal!), Vicky, fugir de sua irmã caçula, Tootie, suportar a metidez de Trixie, uma garota muito popular na escola que ele ama e tentar esconder os padrinhos de Denzel Crocker, seu professor maluco e obcecado por fadas. E sabem por que Timmy não pode dizer a ninguém que ele tem padrinhos mágicos? Porque senão os padrinhos... Confira você mesmo, assistindo a essa série superdivertida que passa todos os dias no Disney XD e na Nickelodeon.
Seria incrível se todos os nossos desejos se transformassem em realidade...!

sexta-feira, 20 de março de 2009

Reforma ortográfica: um sofrimento na vida dos já alfabetizados

Categoria: Dúvias do Dia a Dia.
A reforma ortográfica da língua portuguesa aconteceu para igualar a escrita entre os países lusófonos (que falam português), mas causou muito sofrimento entre as pessoas que foram educadas com a antiga ortografia.

Aí vão algumas novas regras para não se dar mal na prova:

1. Não são mas acentuados os éi e ói das palavras paroxítonas, como: ideia, assembleia, colmeia, plateia, jiboia, joia, paranoia, asteroide, geleia, heroico.
Exceções: palavras oxítonas, como papéis, herói(s), anéis, constrói, destrói.
2. Palavras que terminam em ôo e êem perderam o acento circunflexo, como: enjoo, voo, leem, veem.

3. Acentos diferenciais foram abolidos, como: pára (para), pólo (polo), pêlo (pelo).
Exceções: pôde, fôrma (opcional), pôr, têm, vêm.

4. O trema deixa totalmente de existir (pinguim, sequencia, tranquilo, consequencia).

5. O alfabeto passa a ter 26 letras. Inclusão do Kk, Ww e Yy.

Hífen: milhões de regras e palavras mudadas

O hífen é o que vem causando mais problemas na sociedade, pois várias palavras mudaram. Porém, se você perceber, é mais fácil do que parece.

Aí vão algumas ideias (sem acento!):

1. Coloca-se hífen:
a) Quando o prefixo termina na mesma vogal com que se inicia a segunda palavra, como arqui-inimigo, micro-organismo, micro-ondas.
b) Nas formações com prefixos e com o segundo elemento iniciado por h: anti-herói, anti-higiênico, pré-história.

2. Não coloca-se hífen:
a) Quando o prefixo terminar em vogal e a segunda palavra começar com r ou s, duplicam-se as consoantes: autorretrato, ultrassonografia, ultrarresistente, minissaia, antirrugas, microssistema.
b) Quando o prefixo termina com vogal e o segundo elemento inicia-se por consoantes diferentes de r ou s: autobiografia, antebraço, antecâmara, sobrecoxa, ultramoderno, semicírculo.

Fonte: manual da nova ortografia do jornal A Tarde.

No final das contas, é mas fácil do que parece aprender as novas regras da ortografia. E existem muitas outras regras sobre o hífen além destas. Vocês podem pesquisar em livros, dicionários, manuais da nova ortografia ou até mesmo na internet.

Entender as regras é fácil. Lembrar... nem tanto.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Coraline e o Mundo Secreto: adaptação do livro de Neil Gaiman


Categoria: Filme/Livro
No filme Coraline e o Mundo Secreto (Coraline), Coraline acaba de se mudar com seus pais para uma pensão, o Palácio Cor-de-rosa, mas está com tédio, pois o lugar não é nada interessante. Quando está andando pela casa, ela acha uma porta e pede para a mãe abri-la. Só que, quando a porta é aberta, só se veem tijolos bloqueando a passagem. Porém, quando ela vê um pequeno camundongo de madrugada e resolve segui-lo, percebe que ele entra pela mesma passagem bloqueada com tijolos. Quando ela abre a porta, descobre um túnel com outra porta no fim. Só que quando ela o atravessa e abre a outra porta, percebe que está novamente em sua casa! Quando vai procurar a mãe, ela tem uma surpresa. Sua mãe ficou com... olhos de botão! O que será que vai acontecer com Coraline nesse novo mundo? Será este mundo melhor ou pior do que o outro mundo? Uma história emocionante e cheia de aventura que você vai adorar.

É incrível como muitos pequenos mundos compõem nosso imenso mundo...

quarta-feira, 4 de março de 2009

Sorria e Morra... Outra Vez! A continuação da história


Categoria: Livros
Nesta nova aventura, Sorria e morra... Outra vez! (Say cheese and die... Again!), o professor de Inglês de Greg, sr. Azevedo (o qual Greg chama de sr. Azedo) passa um trabalho para a classe. O trabalho é escrever uma história verdadeira, e Greg escreve sobre a câmera fotográfica amaldiçoada e a aventura que ele e seus melhores amigos, Michael, Shari e Pardal viveram por causa dela. Mas o sr. "Azedo" não acredita na história dele e o reprova. Ele pede a Greg que prove que a máquina é amaldiçoada, caso contrário ele não terá alternativa senão o reprovar. Então, Greg retorna à mansão Coffman para pegar a câmera novamente, e tem uma surpresa. Mas quando consegue a câmera de novo, coisas bizarras e esquisitas acontecem. O que será que as fotografias irão mostrar desta vez...?
Arrepie-se e assuste-se!